andre_mansur_estudo_decifra_o_processo_de_envelhecimento

Efeitos da idade na pele.

Recentemente, foi divulgada uma atualização da expectativa de vida do brasileiro, ela aumentou de 74 anos para 74,9 anos. Este número é uma estimativa de quantos anos viverá uma pessoa que nasce hoje no Brasil. A expectativa de vida vem crescendo em todo o mundo, em países desenvolvidos chega a 84 anos, como na França. Nos Estados Unidos é de 79 anos.

O aumento da expectativa de vida acontece por diversos fatores, como a melhoria das condições sanitárias, os hábitos de vida e alimentação, a melhoria da divisão de renda e a redução das mortes violentas; e também pela melhoria da tecnologia da saúde e acesso à medicina.

Alexander Fleming

Alexander Fleming, o pesquisador que descobriu a penicilina que revolucionou a medicina em meados do século XX.

O século XX assistiu ao surgimento de um dos maiores avanços médicos, a descoberta dos antibióticos por Alexander Fleming em 1928. Este evento colaborou para o controle das mortes causadas por doenças infecciosas e contribuiu para o aumento exponencial da população e da expectativa de vida.

le02

Gráfico demonstrando o aumento da expectativa de vida desde 1820, quando era em torno de 35 anos, até 2003, quando chega a 70 anos em média.

Como as pessoas passaram a morrer menos por doença infecciosas, o número de mortes causadas por doenças do coração e câncer aumentou dramaticamente. Recentemente, o câncer ultrapassou as doenças do coração como principal causa de mortes no mundo. Quanto mais velha a pessoa se torna, mais danos aos núcleos das células vão se acumulando, assim como aumenta o tempo de exposição a outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer.

world_population_graph_1024

Gráfico demonstrando o aumento dramático da população mundial.

Logo, é sim verdade que o número de pessoas com câncer aumentou, mas isso aconteceu em grande parte devido ao aumento da expectativa de vida no mundo todo. O desafio para o futuro será adaptar os sistemas de saúde e montar estratégias de saúde pública eficazes no controle e tratamento deste número crescente de casos de câncer.