A imagem do cigarro – Como o Brasil e o Chile lidam diferentemente com ela

Uma informação bem difundida e consolidada é o papel do cigarro como uma das principais causas controláveis de câncer, em particular o câncer de pulmão e o câncer de cabeça e pescoço.

Dentre as principais medidas de saúde pública no combate ao fumo estão o aumento do preço e dos impostos do cigarro e a proibição do fumo em locais públicos, onde geralmente os jovens começam a fumar.

Uma outra tática é a proibição da propaganda de cigarros e o uso da propaganda negativa, esta demonstrando os malefícios que podem ser causados pelo fumo. Há pouco tempo no Brasil os maços de cigarro estampavam mensagens irônicas sobre o fumo, o que virou motivo de piada entre a população. Ninguém poderia querer “o cigarro que causa impotência”. Provavelmente muito pouca gente parou de fumar por conta desses anúncios. Veja abaixo.

ratoiblogay-fumar-causa-impotencia-sexual

Recentemente, estive no Chile e notei que a abordagem deles do tema é completamente diferente. Nos maços de cigarro são estampadas imagens que contam a história de um tratamento de câncer de pulmão malsucedido, começando no momento do diagnóstico, passando pela quimioterapia e terminando na morte do fumante. Tudo isso dentro de um free shop de aeroporto.

Até onde eu sei, não existem estudos que medem o real impacto dessas propagandas na redução do hábito de fumar, mas que as imagens são impactantes, até para os profissionais de saúde, isso são.

image(7)image(1)image(4)image(6)

image

Deixe uma resposta