Quanto um fumante gasta com cigarro ao longo da vida? Veja o valor exorbitante calculado nos Estados Unidos.

Uma recente pesquisa publicada pela empresa americana WalletHub estimou os imensos custos do tabaco para a sociedade e para os fumantes individualmente.

cigarettes.  Cost of a bad habit.

Estima-se que nos Estados Unidos o custo de doenças relacionadas ao cigarro chegue a mais de 300 bilhões de dólares por ano. Parte desse custo relacionado ao tratamento das doenças, parte à perda de produtividade no trabalho durante o tratamento da doença e principalmente o custo relacionado às mortes precoces por doenças relacionadas ao hábito de fumar.

Clique aqui para ir para o site da pesquisa

Além do impacto familiar da perda de uma pessoa em geral jovem ou de meia-idade, o impacto para a sociedade é imenso. Essas pessoas em geral morrem em idade em que estariam ativas no trabalho, e a perda da produção foi estimada em torno de 120 bilhões de dólares por ano.

O estudo estimou que o custo de fumar para o indivíduo esteja entre 1 e 2 milhões de dólares ao longo de 50 anos. A metodologia pode ter superestimado esse valor pois assumiu que o dinheiro que não seria gasto em cigarro seria investido na bolsa de valores.

Independente das críticas, qualquer valor que se pague para fumar é um mal negócio. O combate ao tabagismo tem que ser uma das prioridades das políticas públicas de saúde, pois é a medida que teria o maior impacto no controle do câncer em todo o planeta.