Novos medicamentos estimuladores do sistema imunológico.

O ano de 2015 foi sem dúvida um ano de muito progresso no tratamento do câncer. Neste ano se consolidou o uso de medicamentos estimuladores do sistema imunológico no tratamento de diversas doenças como câncer de pulmão, rim e melanoma da pele. Eles devem se provar úteis no tratamento de diversas outras doenças.
 
Existem duas classes de medicamentos extremamente eficazes, os inibidores de PD1 (Nivolumab, nome comercial Opdivo; e Pembrolizumab, nome comercial Keytruda) e os inibidores de CTLA4 (Ipilimumab, nome comercial Yervoy). Uma nova classe, os inibidores de PDL1 está em desenvolvimento, prometendo novas armas no combate ao câncer para o futuro próximo.

Na figura acima se observa a estrutura molecular de um anticorpo. Anticorpos criados em laboratório tem sido usados no tratamento do câncer. Os inibidores de PD1 e CTLA4 agem se ligando nas células de defesa e ativando o sistema imunológico.

 

 
Como estes medicamentos agem de maneira diferente da quimioterapia tradicional é necessária uma nova forma de fazer as pesquisas.
No artigo abaixo, publicado no jornal médico ecancer medical sciences eu discuto métodos de avaliação destes medicamentos e estratégias mais eficazes para verificar seus efeitos e acelerar o seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta