O tamoxifeno foi um dos primeiros bloqueadores hormonais utilizados no tratamento do câncer de mama. Sua função é impedir que a célula cancerígena perceba os hormônios femininos, bloqueando seu crescimento e causando a morte dessa células.

É um medicamento usado desde a década de 1970, sendo extremamente eficaz e seguro. É certamente o medicamento que mais salvou vidas na história da oncologia.

A maioria das pessoas não apresenta efeitos colaterais do seu uso. De cada 10 mulheres, 7 não têm nenhum efeito colateral. Em geral, quando os efeitos colaterais ocorrem, eles são limitados, se resolvendo em semanas a poucos meses. Os efeitos colaterais mais significantes são as ondas de calor, semelhantes às que ocorrem com a menopausa, o aumento do endométrio (que não causa maiores transtornos na vida da mulher), alteração na menstruação e aumento de risco de trombose em pessoas que têm predisposição ou já tiveram trombose antes (também um evento muito raro).

Uma minoria das pessoas pode ter efeitos mais intensos necessitando da troca do tratamento. Isto é extremamente raro.

Não se deve ter medo de usar este tratamento. Como dito anteriormente são extremamente eficazes contra o câncer de mama com receptores hormonais positivos, aumentando de maneira importante a chance de cura. É um medicamento altamente seguro, tem baixíssimo índice de complicações, que na maioria das vezes se resolvem sozinhas em poucas semanas.

Converse sempre com seu médico!

Saiba mais sobre este medicamento assistindo aos vídeos abaixo:

Tamoxifeno e antidepressivos

Efeitos do tamoxifeno no endométrio e útero

Tamoxifeno engorda? Risco de câncer de ovário? Tem risco na gravidez?

Tamoxifeno e anastrozol no tratamento do câncer de mama

Efeitos colaterais do tamoxifeno e anastrozol

Quem está tomando tamoxifeno pode tomar álcool?

Tamoxifeno e menstruação

Gostou da matéria? Visite aqui nossa página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog! Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!

Para ver perguntas e respostas sobre o câncer visite o nosso canal do youtube clicando aqui!