Dez mitos sobre o câncer de mama desmascarados.

A internet é um vasto campo para a disseminação de informações e conhecimento. Ao mesmo tempo serve também para espalhar boatos e mitos sobre diversos temas. Câncer é um dos tópicos favoritos na disseminação de informações incorretas, imprecisas, ou mesmo falsas, os chamados “mitos da internet”. Abaixo eu listei alguns mitos que eu já escutei sobre câncer de mama. Antes de tomar qualquer medida de tratamento ou de prevenção de câncer é sempre recomendado consultar um especialista para não cair em um mito e seguir orientações incorretas. Confira! gty_woman_deodorant_mt_141003_16x9_6081. Usar soutien apertado causa câncer – A falsa ideia é que os soutiens comprimiriam os vasos sanguíneos, acumulando assim toxinas na mama. Nenhuma base científica, soutien de todas as formas e tamanhos está liberado!

2. Todos os nódulos da mama são câncer – A maioria absoluta dos nódulos na mama correspondem a lesões benignas ou cistos. Achando um nódulo, não há motivo para desespero, apenas consulte o mastologista ou ginecologista.

3. Próteses de silicone aumentam o risco de câncer – Não há relação com o desenvolvimento de câncer de mama, no entanto, próteses de silicone podem atrapalhar a realização de mamografias, outros exames podem ser necessários para o rastreamento.

4. Usar desodorante antitranspirante causa câncer de mama – Esse é mais um dos mitos de internet que não se sabe ao certo como começou. Sem problemas, não há acúmulo de toxinas ou qualquer outra substância que cause câncer. Desodorantes são seguros!

5. Quanto menor a mama, menor o risco – O risco é igual independente do tamanho. Mulheres com mamas pequenas podem ter no entanto mais dificuldade na realização da mamografia. Outros exames podem ser necessários, como a ultrassonografia ou a ressonância magnética.

6. A história familiar de câncer de mama na família do pai não influi no risco – Isto é falso, os genes vêm metade do pai e metade da mãe, ambas as histórias familiares são relevantes.

7. Biópsias da mama podem espalhar as células doentes no corpo – Essa questão já foi estudada e nenhuma relação foi encontrada entre a biópsia da mama e o aparecimento de câncer de mama em outras localizações.

8. Alisantes de cabelo aumentam o risco de câncer de mama – Essa eu achei curiosa, não tenho nem o que dizer… Cabelos cacheados também são bonitos, mas se você preferir alisar faça sem medo de desenvolver câncer de mama!

9. Em caso de câncer de mama, retirar toda a mama aumenta a chance de cura se comparado a tirar apenas a parte com câncer – A mastectomia (cirurgia para a retirada de toda a mama) tem exatamente a mesma eficácia que a segmentectomia (retirada do setor da mama onde está o câncer) se for feita a radioterapia local pós-operatória. Hoje a segmentectomia com radioterapia é a cirurgia de escolha, quando tecnicamente possível.

10. Peso não influencia no risco de câncer de mama – Estudos recentes demonstraram que mulheres obesas na pós-menopausa têm mais risco de câncer de mama que as com peso normal. Mais um motivo para controlar a dieta e praticar exercícios!

Gostou da matéria? Visite aqui nossa página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Deixe uma resposta