Existe um novo medicamento contra o câncer para o meu caso? Como descobrir se existem pesquisas? Veja como fazer passo a passo!

Um diagnóstico de câncer é sempre uma surpresa, é o chão que se perde. Não se sabe o que fazer, este é um momento onde as pessoas precisam de muito apoio da família, amigos e equipe médica. Definir um plano de tratamento é também um momento de muito estresse e incertezas, será que o medicamento vai funcionar? Será que vou ter muitos efeitos colaterais? Será que a doença vai voltar? Será que a doença vai ficar controlada e parar de crescer?

Neste momento é importante que haja uma conversa muito aberta e franca a respeito das possibilidades de tratamento, o que esperar dele, conhecer os efeitos colaterais e saber o que fazer com eles. Assim como ter um canal de comunicação aberto com o médico ou hospital para poder tirar dúvidas, caso elas apareçam, e receber orientações caso apareçam efeitos colaterais (veja aqui uma matéria sobre como se preparar para a quimioterapia).

Como regra geral, os médicos vão oferecer tratamentos já aprovados e consolidados. Onde se conhecem os efeitos e resultados finais, assim como seu perfil de efeitos colaterais. Porém, às vezes, estes tipos de tratamento não existem, como por exemplo, quando uma pessoa apresenta um câncer que já foi tratado com vários medicamentos, e se tornou resistente a eles. Nestes casos existem duas opções de tratamento do câncer, usar medicamentos off-label (veja aqui o que é o uso de medicamentos off-label), ou avaliar a possibilidade de participar de um estudo clínico com um novo medicamento. Por vezes, mesmo quando o tratamento é inicial, existe a possibilidade que haja um novo medicamento que possa aumentar o efeito terapêutico e aumentar a chance de cura. Neste caso também se pode pensar em participar de um estudo clínico. Vale ressaltar que os estudos clínicos são feitos com medicamentos ainda em teste para avaliar se ele será eficiente no dia a dia da prática médica. No entanto, os estudos só são feitos com substâncias que os pesquisadores e médicos acreditam que possam ser benéficas e são feitas no rigor do método científico, para garantir toda a segurança para seus participantes. Existem códigos internacionais de ética médica muito estritos e que são seguidos à risca (veja aqui o principal código de ética médica em pesquisa, a Declaração de Helsiki).

Então, como saber se existe um estudo clínico disponível para o caso de cada pessoa?

Existe uma iniciativa de transparência de pesquisa muito importante, o site clinicaltrials.gov, neste site estão listados todos os estudos clínicos em andamento no mundo hoje. O objetivo do site é, não só prestar contas à sociedade quanto ao andamento das pesquisas, quanto facilitar a identificação de estudos próximos dos locais de tratamento das pessoas, aumentando assim a participação em estudos.

Inscrever o estudo neste site é uma etapa obrigatória para que um medicamento possa ser registrado para comercialização e usado na prática clínica diária. Nenhum medicamento pode ser aprovado sem que o estudo tenha sido inscrito neste banco de dados antes de sua realização. Isto garante um controle das substâncias que estão sendo testadas, visto que qualquer pessoa pode saber do andamento do estudo. Também é importante porque, caso o medicamento não se mostre eficaz, nós saberemos do resultado e ele não voltará a ser usado no futuro.

Veja nas imagens abaixo um passo a passo de como usar o site clinicaltrials.gov para descobrir se há um estudo disponível. Seu médico é a pessoa que vai entrar em contato com o organizador do estudo e te guiar durante todo o processo de inclusão no estudo. No entanto, se você identificar um estudo por conta própria, eu recomendo que você imprima esta página e leve para conversar com ele na sua próxima consulta.

pesquisa de estudos 1

Primeiro Passo: Entre no site clinicaltrials.gov e digite, em inglês, os termos que você está procurando. Neste exemplo eu usei “câncer de mama” e “brasil”. Os termos têm que ser escritos em inglês, se precisar traduzir os termos médicos recomendo que use um site como o https://translate.google.com/

pesquisa de estudos 2

Segundo Passo: Escreva os termos entre aspas para separá-los. Depois clique em “search”. Como eu procurei por “câncer de mama” e “brasil”, todos os estudos com câncer de mama no Brasil vão aparecer. Você pode procurar por qualquer termo, como por exemplo, outras doenças, nomes de medicamentos, tipo de tratamento (adjuvante, metastático), etc.

pesquisa de estudos 3

Terceiro Passo: Na página seguinte vai aparecer o número de estudos achados. Eles ficam listados abaixo.

pesquisa de estudos 4

Quarto Passo: Verifique o andamento do estudo. Alguns estão completos e já têm resultados (completed / has results), logo estes não estão recrutando voluntários. Outros estão recrutando (recruiting), ou seja, abertos para receber voluntários. Outros estão ativos mas ainda não começaram a recrutar voluntários, estes podem levar de algumas semanas a meses para começar a recrutar. Neste momento clique no estudo que interessar. Eu cliquei, neste exemplo, no estudo 15.

pesquisa de estudos 5

Quinto Passo: Uma nova página se abre com a descrição do estudo. Leia com cuidado estas informações.

pesquisa de estudos 6

Sexto Passo: Um pouco mais para baixo na página se observam os critérios de inclusão e exclusão. A pessoa tem que preencher esses critérios para poder ser um voluntário. Este é um trabalho para o seu médico avaliar com os médicos do estudo para ver quem se encaixa em cada estudo.

pesquisa de estudos 7

Sétimo Passo: Verifique os contatos dos organizadores do estudo, neste caso há um email. Seu médico é a pessoa que deve entrar em contato com os organizadores para avaliar como proceder para a participação no estudo. Mais abaixo há um sinal de + seguido de Show Study Locations. Clicando na seta vai aparecer a lista de todos os hospitais do mundo que estão recrutando voluntários para o estudo. Os voluntários fazem o tratamento do estudo nestes hospitais.

Pesquisa de estudos 8

Oitavo Passo: Para este estudo nota-se que existem muitos hospitais no Brasil participando. Seu médico vai entrar em contato com os organizadores do estudo que passarão as informações de como encaminhar os voluntários para um destes hospitais.

Gostou da matéria? Visite aqui nossa página no Facebook e confira todos os posts. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Deixe uma resposta